quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

TDAH – ESCALA DE Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Versão para professores



Nome da professora: ________________________________________________

Nome da criança: ___________________________________________________
Sexo: ___________________________

Escola: ______________________________________________________




A criança é repetente?



Se sim, quantas vezes?





Assinale a observação que mais se adeque a esta criança:

É agitada?
Apresenta dificuldades de atenção/concentração?
Apresenta dificuldade em aprender?
Apresenta todas as queixas anteriores?
Não apresenta nenhuma das anteriores?


Instruções



Abaixo estão relacionados termos descritivos de comportamentos de seus alunos.

Leia cada item cuidadosamente e compare o comportamento desta criança com outras crianças da classe, de acordo com a escala abaixo:



Assinale com um “X”, a opção que mais se adequar à sua opinião:


DT : DISCORDO TOTAL
D: DISCORDO
DP: DISCORDO PARCIALMENTE
C: CONCORDO
CP: CONCORDO PARCIALMENTE
CT: CONCORDO TOTAMENTE



TDAH – Escala de Transtorno no Déficit de Atenção/Hiperatividade – versão para professores



DÉFICIT DE ATENÇÃO



1. É organizado em suas lições de classe                

2. Dá respostas claras e coerentes ao professor      

3. Segue o ritmo da classe                                      

4. É atento nas lições do caderno                         

5. É responsável com o seu material escolar           

6. Sabe trabalhar independentemente                    

7. É meticuloso nas atividades (detalhista)             

8. Fica atento durante às explicações do professor  

9. É atento com as lições do caderno              

10. Consegue prestar atenção à uma mesma coisa durante muito tempo  

11. Perde e esquece objetos (livros, lápis, borracha, etc.)                     

12. Distrai-se facilmente por barulhos em sala da aula                              

13. Nunca termina o que começa                                                    

14. Passa de uma atividade incompleta para outra                                 

15. Tem dificuldade para concentrar-se                                    

16. Esquece muito rápido o que acabou de ser dito    

Soma dos itens 1- 16 ________________________



HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE





17. Mexe-se e contorce-se na cadeira     

18. Age sem pensar (é impulsivo)       

19. Parece estar sempre “a todo vapor” ou “ligado como um motor”   

20. Mexe mãos e pés constantemente (é inquieto)    

21. Levanta-se freqüentemente da carteira         

22. Atrapalha o professor com barulhos diferentes            

23. Age imprudentemente             

24. Tem sempre muita pressa             

25. Muda muito de lugar e de postura              

26. Fala pouco                   

27. É paciente (sabe aguardar sua vez)            

28. Parece ser uma criança tranqüila e sossegada         

Soma dos ítens 17 – 28 _____________________