sábado, 11 de junho de 2011

Alguns dos Fatores envolvidos na aprendizagem

APRENDIZAGEM

Necessita da integridade das funções do sistema nervoso central (armazenamento, integração, formulação e regulação) e funções do sistema nervoso periférico.



a) integração auditiva - atividade perceptiva da informação sonora, que é transmitida para a análise e decodificação cortical.

b) memória e memorização - capacidade que assegura a aprendizagem da língua, estocagem de informações, repertório do léxico.

c) atividade práxica - movimentos precisos ou não, operações de escolha, aproximações, hipóteses, de onde surge o plano motriz a realizar.

Alterações da Aprendizagem


Audição ,Visão , SNC

• Funcionamento glandular - falta de concentração, sonolência, “lacunas”, hipotireoidismo crônico.

• Alimentação - déficit alimentar crônico produz distrofia generalizada.

• Abrigo e conforto para o Sono - repouso para aproveitamento das experiências.

2 - Fator genético -

• O potencial de aprendizagem também é herdado, a contribuição da genética é indispensável, chega a ser mais relevante que o envolvimento sócio-cultural.

3 - Fatores Psicógenos -

• Na história prévia ao ingresso na escola, revela sinais de neurose infantil ( pavor noturno, enurese, agressividade) .

• Os problemas surgem como reação secundária a seus problemas de rendimento escolar.

• Atitude depressiva diante das dificuldades, tristeza e culpa, diante do temor de viver novo fracasso retira-se e recusa a competir.



Psicoses infantis -

• Autismo, indiferença à linguagem dos outros;

• Outras psicoses organizam linguagem abundante e atrapalhada, mundo imaginário estranho, assustador, pobreza da organização psíquica, mistura de banalidades, neologismos, bizarrias, consoantes estranhas pobreza do léxico e das formas gramaticais.

4 - Fatores pedagógicos -


• Condições metodológicas inadequadas:

• Ênfase demasiada no aspecto fonético, produz uma leitura excessivamente analítica que limita a compreensão e a velocidade da leitura.

• Método monótono, difícil e descuida os interesse infantis, seleção do vocabulário e dos temas.

• Professor pouco flexível na aplicação do método, desconsideração das diferenças individuais das crianças.

• Falta de estímulo nas habilidades que são pré-requisitos para etapas seguintes da aprendizagem.

• Atitude agressiva e pejorativa diante dos superiores e iguais, revela rechaço, negativismo, franca hostilidade com o professor e colegas mais adiantados.

• Atitude de negação e antipatia pelas atividades que causam decepção e frustração, afastamento da realidade e pela excessiva satisfação na fantasia, seja pela fixação com a parada de crescimento na criança.

5 - Fatores sócio-culturais

• Condições habitacionais, sanitárias e de higiene desfavoráveis,

• Privação lúdica e psicomotora, ambiente repressivo,

• Desemprego, insegurança econômica crônica, analfabetismo dos pais, zonas suburbanas e rurais,

• Relações inter-familiares desfavoráveis, grupos sociais muito numerosos, modelos lingüísticos pobres, baixas expectativas culturais,





“Dificuldade de aprendizagem ( DA) é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio matemático.”



Se caracterizam pela impossibilidade ou dificuldade momentânea para a aprendizagem, por motivos internos ou externos que, quando resolvidos, deixam de obstacularizar ou impedir o aprendizado. Ex.. doença momentânea, morte de um ente querido, mudança de escola, de cidade, etc..

Transtornos de Aprendizagem




Funcionamento acadêmico abaixo do esperado para a idade cronológica, nível de inteligência e na educação apropriada para a idade.

Interferem significativamente no rendimento escolar ou nas atividades de vida diária que exigem habilidades de leitura e escrita ou matemática.



DSM- IV

• Alerta, que em relação à idade, determinadas dificuldades podem ser normais, mas se persistem, acabam saindo da normalidade. Portanto faz referência ao rendimento acadêmico em idade escolar, sendo essa dificuldade mais pronunciada se o desenvolvimento de linguagem é o implicado.

• Sugere como fator pré-dispositivo algum dano perinatal, também é relativamente habitual observar relações entre os transtornos de linguagem, seja expressivo ou receptivo e os transtornos de leitura, escrita e cálculo podendo ainda estar agregado aos transtornos de conduta.

Terminologia Atual

 Transtornos da Conduta

 Transtornos Desafiador de Oposição;

 Retardo Mental.



Transtornos específicos da aprendizagem

segundo DSM-IV



 Transtornos invasivos do desenvolvimento

 Autista, Rett, Asperger, outras sem especificação.

 Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade

- Tipo predominantemente desatento,

- Predominantemente Hiperativo-Impulsivo,

- Combinado;



Transtornos específicos da aprendizagem

segundo DSM-IV





 Transtornos da comunicação, incluem:

 Da linguagem expressiva;

 Misto da linguagem: receptivo- expressiva, fonológico, disfemia ( gagueira) e outros sem especificação



Transtornos específicos da aprendizagem

segundo DSM-IV

Evolução das perturbações da linguagem



Comunicação oral -

• Pobreza do léxico, formas sintáticas rígidas, perturbações articulatórias, em geral difícil de distinguir as inabilidades que são seqüelas de perturbações da linguagem e as que são variantes orais de uma fala relaxada ou popular.

• Atraso no desenvolvimento de linguagem - transtorno cognitivo, impedindo uso adequado do léxico, da semântica e da sintaxe, incapacidade de expressar idéias por meio de palavras.

• Disfasia infantil - desestruturação da linguagem e da fala, origem neurológica.

Principais Disfunções

• Alexia - incapacidade total para ler

• Agrafia - incapacidade total para escrever

• Acalculia - incapacidade para compreender o mecanismo do cálculo



Principais Disfunções



• Afasia infantil -Falhas na expressão e compreensão, transtorno na estruturação da linguagem decorrente de distúrbios no funcionamento cerebral. (Spinelli- 1983)

• Agnosias - desordens de recepção

• Apraxias e Dispraxias- de ordem motora



Principais Disfunções



Disfemia - Gagueira

Pode aparecer durante o desenvolvimento da fala, sendo episódica em situações de insegurança, cansaço, de contrariedade maior, situações de stress emocional, entrada ou mudança de escola, viagem, nascimento de um irmão, hospitalização...

Dislalias - transtorno da fala, sem que haja lesões ou malformações faciais, antes dos 4a 6m fisiológica , após pode ser considerada patológica.

Disartrias - transtorno da fala, secundário à lesão cerebral.Transtorno gnósico - práxico. (Perelló - 1995)



Principais Disfunções

Disgrafia - transtorno na escrita, traçado disforme, margens malfeitas, linhas irregulares, pressão forte ou fraca, ligações inexistentes, letras angulosas.

• Disortografia - confusão na escrita, no uso das letras, b/d, p/q, e/a, b/h, f/v, p/b, na/a, en/e, casa/caza, azar/asar, exame/ezame, caixa/caxa, pipoca/picoca.





Principais Disfunções











• Discaligrafia - escrita ilegível, em espelho

• Dissintaxe - não coordena a sintaxe

• Dificuldade na evolução do desenho

• Erro na sintaxe - uso incorreto dos verbos e pronomes, terminações incorretas das palavras, falta de pontuação. (Myklebust - 1983)

Um conto...lindo!!!

Há um conto chinês que narra à história de um jovem que foi visitar um sábio conselheiro e lhe falou sobre as dúvidas que tinha a respeito de seus sentimentos por uma bela moça.


O sábio escutou-o, olhou-o nos olhos e disse-lhe apenas uma coisa: “Ame-a”.

E logo calou-se.

O rapaz, insatisfeito, acrescentou: “Mas ainda tenho dúvidas…”

Novamente, o sábio lhe disse: “Ame-a”.

E diante do desconcerto do jovem, depois de um breve silêncio, continuou:

Meu filho, amar é uma decisão, não um sentimento. Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor. O amor é um exercício de jardinagem. Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado porque haverá pragas, secas ou excesso de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim. Ame, ou seja, aceite, valorize, respeite, dê afeto, ternura, admire e compreenda. Simplesmente: Ame! A vida sem AMOR… não tem sentido.

E ainda prosseguiu o sábio:

A inteligência sem amor te faz perverso.

A justiça sem amor te faz implacável.

A diplomacia sem amor te faz hipócrita.

O êxito sem amor te faz arrogante.

A riqueza sem amor te faz avarento.

A docilidade sem amor te faz servil.

A pobreza sem amor te faz orgulhoso.

A beleza sem amor te faz ridículo.

A autoridade sem amor te faz tirano.

O trabalho sem amor te faz escravo.

A simplicidade sem amor te deprecia.

A lei sem amor te escraviza.

A política sem amor te deixa egoísta.

A vida sem AMOR… não tem sentido.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Essa avaliação, é muito boa!!!!

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE LEITURA E ESCRITA




Pedir a criança para escrever o seu próprio nome e depois ler.



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Como a criança leu:

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1. Diga o nome de uma coisa que parece com um cavalo (ou laranja).______________.



2. Agora vamos fazer uma coisa diferente. Diga uma palavra, um nome, parecido com a palavra cavalo (ou laranja) ______________________Porque a palavra ___________ parece com a palavra cavalo (ou laranja) __________________________.



3. Agora vamos fazer uma coisa diferente. Diga uma palavra, um nome, parecido com a palavra bola ______________________Porque a palavra ___________ parece com a palavra bola ______________________________________.



4. Agora vamos fazer uma coisa diferente. Diga uma palavra, um nome, parecido com a palavra papai ________________________Porque a palavra ___________ parece com a palavra papai _____________________________.



5. Qual a palavra maior, a palavra formiga ou a palavra boi?_______________________.

6. Qual a palavra maior, a palavra mesa ou a palavra telefone?______________.

Por quê?__________________.

7. Qual a palavra maior, caminhão ou caminhãozinho?_____________.

Por quê?_______________________.

8. A palavra bandeira parece com a palavra cadeira?_______________.

Por quê?___________________.

9. A palavra sapo é parecida com a palavra sapato?____________.

Por quê?____________________.

10. A palavra sabão é parecida com a palavra mamão?____________________.

Por quê?________________________.

11. A palavra mala é parecida com a palavra macaco?__________________.

Por quê?_____________________.





Agora vamos fazer uma coisa diferente. Vamos escrever palavras. (Anotar como acriança escreveu e como leu).





a) Pá – tapa – tapete – chocolate



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b) Pé – bota – boneca – bicicleta



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c) Nó – cajá – menino – maracujá





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obs: FAZER UM QUADRO CONSTANDO ESSES CRITÉRIOS DE OBSERVAÇÃO.



OBSERVAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
CONCEITOS DE AVALIAÇÃO



S – SIM

ED – EM DESENVOLVIMENTO

N – NÃO

NA – NECESSITA DE APOIO

AV – ÀS VEZES



EMOCIONAL

BUSCA INTERAÇÃO COM OUTRAS CRIANÇAS/PESSOAS

É CARINHOSO

É COMUNICATIVO

COMPARTILHA OBJETOS

APRESENTA COMPORTAMENTO AGRESSIVO AO NÍVEL FÍSICO

APRESENTA COMPORTAMENTO AGRESSIVO AO NÍVEL VERBAL

SOLICITA AJUDA NAS SESSÕES

PARTICIPA ESPONTANEAMENTE DAS ATIVIDADES

PARTICIPA SÓ QUANDO SOLICITADO

ACEITA LIMITES

ATENDE A SOLICITAÇÕES

EXPRESSA COM CLAREZA DESEJOS, NECESSIDADES E SENTIMENTOS.

MANTEM-SE ATENTO

FICA INDIFERENTE

ARGUMENTA

COGNIÇÃO

PARTICIPA ATIVAMENTE DAS ATIVIDADES

EXECUTA AS ATIVIDADES COM RITMO

DISCRIMINA SONS

INDENTIFICA/NOMEIA CORES

ASSOCIA OS SONS SUGERIDOS PELAS IMAGENS, IDENTIFICANDO A LETRA INICIAL APRESENTADA.

LIDA COM AS VOGAIS NO SENTIDO INTEGRAL: NOME, SOM, (FONEMA) E FORMA (GRAFEMA)

IDENTIFICA SEMELHANÇA/DIFERENÇAS ENTRE OBJETOS QUANTO A FORMA, TAMANHO, PESO, POSIÇÃO...

IDENTIFICA E NOMEIA FORMAS GEOMÉTRICAS

É CAPAZ DE CONTAR ATÉ...

ESTABELECE CORRESPONDÊNCIA ENTRE NUMERAL E QUANTIDADE

ESTABELECE CORRESPONDÊNCIA ENTRE NUMERAL APRESENTADA DE FORMA ESCRITA E ORAL

TEM NOÇÕES DE LIMITES

CONCLUI AS TAREFAS EXPOSTAS

CONCENTRA-SE COM FACILIDADE

UTILIZA VOCABULÁRIO ADEQUADO PARA FAIXA ETÁRIA

É CAPAZ DE REPRODUZIR HISTÓRIAS

RELATA FATOS JÁ OCORRIDOS E EXPERIÊNCIAS

TRANSMITE RECADOS

PARTICIPA ATIVAMENTE DOS TESTES

CONHECE E CANTA CANÇÕES

RECONHECE A ESCRITA DO SEU NOME E COLEGAS

RABISCAÇÃO

FASE CELULAR

FIGURAS ISOLADAS

CENA SIMPLES

CENA COMPLETA

PERCEP-MOTOR

IDENTIFICA E NOMEIA AS PARTES DO CORPO

DESLOCA-SE COM DESTREZA NO ESPAÇO

REPRODUZ MOVIMENTO A PARTIR DE ORDEM VERBAL

ARREMESSA

CONTROLA A FORÇA A CHUTAR

CAMINHA SOBRE UMA LINHA

EQUILIBRA-SE AO SALTAR COM OS DOIS PÉS

SALTA COM UM PÉ SÓ

SOBE E DESCE ESCADA

MONTA JOGOS DE ENCAIZE E LÓGICA

FOLHEIA LIVROS E REVISTAS

APRESENTA CONTROLE MOTOR NA UTILIZAÇÃO DE LÁPIS E SIMILAR

CORTA COM TESOURA LIVRIMENTE

CORTA COM TESOURA SEGUINDO TRAÇADO

CORRE E FREAR
Palavra pequena com muitos significados...