Dicas para os professores / pais:
Não rotule, certifique-se com a família sobre o diagnóstico.
Procure conversar com os profissionais que atendem seu aluno, com todos os envolvidos no processo falando a mesma linguagem, será mais fácil auxiliar está criança.
Coloque a criança sempre próxima a você, se possível longe de janelas e portas. As carteiras dispostas em circulo facilitam a visualização da turma.
Construa com a turma regras claras do funcionamento da classe, deixe-as expostas.
Comece a aula expondo a rotina do dia, fale do seu plano de aula, se necessário faça por escrito.
Use recursos audiovisuais quando possível. Vídeos, retroprojetores, computadores.
Busque assuntos de interesse da turma e os atuais que estão sendo vinculados na mídia.
Trabalhe música teatro, parlendas, histórias da comunidade e da realidade seus alunos.
Se utilize do concreto, de imagens, de gravuras, faça perguntas, promova a participação em sala de aula.
Faça intervalos para alongamento, idas ao banheiro, tomar água. Cante com seus alunos. Ficar muito tempo sentado é torturante para um TDAH.
Faça atividades curtas, que exijam pouco tempo para serem realizadas. Aumente gradativamente este tempo conforme o progresso da criança.
Mande deveres que a criança consiga realizar sozinha, ou com pouca interferência dos pais. Procure atividades que estejam dentro das possibilidades e limites dela, não sendo motivo de tortura para pais e filhos.
Estimule a atividade em grupo, sempre trabalhando o respeito as diferenças.
Nunca exponha os erros e dificuldades da criança, gritos para chamar a atenção só pioram as coisas.
Elogie sempre, recompense com bilhetes, cartões os pequenos progressos.
Não faça da agenda escolar um diário de reclamações, chame os pais para conversarem, quando possível. Bilhetes de reclamação constantes tiram à confiança e baixam a auto-estima da criança.
Crie um vínculo de afeto e confiança com seus alunos.
Leia, estude, busque orientação e ajuda quando necessário, esclareça suas dúvidas. Estando bem informada você terá maior segurança para trabalhar junto aos seus alunos.
Nunca esqueça seu aluno com TDAH, tem inteligência normal ou até superior, ele só tem um funcionamento diferente, busque com ele a melhor maneira de promoverem sua aprendizagem. Ambos só têm a ganhar.
Obs: Bom ter um diário/caderno, para fazer todas as anotações, para saber quando seu aluno/filho teve um avanço ou declínio. Procurar sempre ajuda da coordenação, para intervir com os pais e solucionar da melhor maneira possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário