sexta-feira, 2 de outubro de 2009


O que é psicopedagogia?


É o estudo do processo de aprendizagem e suas dificuldades. Este estudo tem caráter preventivo e terapêutico, detectando as causas dos problemas de aprendizagem através de provas ( testes ) psicopedagógicos tais como, provas operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), EOCA e anamnese.

Geralmente o período para diagnosticar o problema psicopedagógico dura de 7 à 10 sessões de 50 minutos cada. Em alguns casos, o profissional pode encaminhar o paciente para outros profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, otorrinos, entre outros para uma avaliação transdisciplinar.

Na clínica, o psicopedagogo fará uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis para conversar sobre horários, quantidades de sessões. O histórico do sujeito, desde seu nascimento, será relatado ao final das sessões numa entrevista chamada anamnese, com os pais ou responsáveis.

Casos em que a Psicopedagogia é altamente indicada:

Afasias, Audiomudez, Disturbios afetivos (ansiedade, inibição, depressão,Dificuldade de leitura e escrita sem causa orgânica, Dificuldade de memorização, atenção e concentração, Distúrbio da lateralidade, Distúrbio na organização têmporo-espacial, Distúrbio motor, Disfalia, Disgrafia, Dislexia, Dislexia Disortografica, Hiperatividade, Instabilidade psicomotora, Gagueira.


PSICOPEDAGOGIA por Kelly Dalmas




--------------------------------------------------------------------------------



A Psicopedagogia segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia - 1990, é a área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades.



Esta área surgiu da necessidade de um diagnóstico pedagógico visando esclarecer a inadaptação escolar e social, corrigindo-a; para tanto, seria necessário que um médico diagnosticasse o problema a ser tratado e geralmente as crianças que apresentavam dificuldades no aprendizado eram também portadoras de problemas motores, tuberculose, diabetes, cegueira, surdez entre outros.



Desta forma, os médicos educadores no intuito de trata-las, vincularam a ação do médico à de pedagogo. Como seria mais fácil a aceitação dos pais tratar seus filhos passando-os em uma consulta psicopedagógica e não com uma consulta médica, surgiu então, a psicopedagogia criando-se em 1946 em Paris, o 1º Centro Psicopedagógico .







As definições encontradas do que vem a ser psicopedagogia se assemelham:


A Psicopedagogia é a área de estudo que tem como objetivo a aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem; é também uma área de conhecimento que se dedica ao estudo do processo de aprendizagem nos seus aspectos cognitivos, emocionais e corporais. Pressupõe também a atuação tanto no processo normal do aprendizado, como na percepção de dificuldades(diagnóstico) e na interferência no planejamento das instituições e no trabalho de re-educação(terapia psicopedagógica).


Podemos dizer que a psicopedagogia é a área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades, com contribuições científicas das áreas do conhecimento como Psicologia, Neurologia, Pedagogia, Psicolingüística e Psicomotricidade.

Segundo o professor João Beauclair Mestre em Educação, afirma que a psicopedagogia é um campo de conhecimento que se propõe a integrar de modo coerente, conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano.




ELABORANDO UM CONCEITO DE PSICOPEDAGOGIA



É a área de conhecimento onde há uma interação entre saúde/educação/sociedade pois o profissional precisa analisar os sintomas apresentados pelo indivíduo ( sejam eles: lentidão, dispersão, dificuldade de elaboração, compreensão, entre outros) sob a luz dos aspectos físico, emocional, social e cultural, levando-se em conta suas relações tanto com o ambiente familiar, como o escolar e o social.

CONCLUSÃO

Ser psicopedagogo é atuar em diferentes campos de ação, situando-se tanto na área da saúde quanto na educacional, compreendendo as variadas dimensões da aprendizagem humana que ocorrem em todos os espaços e tempos sociais. O psicopedagogo atua de forma preventiva e terapêutica e tem como papel principal ser um mediador de todo este processo.

Nenhum comentário: