quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE
O que é TDA - Transtorno déficit de atenção?

TDA é um distúrbio neurológico, ou seja, não estamos falando de uma lesão ou defeito e sim de um funcionamento diferente do cérebro.
Um TDA apresenta um menor fluxo sangüíneo na região frontal do cérebro, responsável pelo comportamento inibitório (freio), capacidade de planejamento, memória seletiva, regular o estado de vigília, “filtrar os estímulos, entre outras funções”.
Sabe-se também que a quantidade de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo controle motor e pelo poder de concentração é menor no cérebro destas pessoas. Porém, o diagnóstico de um TDA será dado a partir da análise cuidadosa da história de vida e do comportamento do sujeito.
O comportamento de um TDA apresenta um trio de sintomas significativos que são: alterações da atenção, impulsividade, e da velocidade da atividade mental e física podendo apresentar grau de hiperatividade.
O que é Transtorno de Hiperatividade/ Impulsividade?

A hiperatividade e a impulsividade fazem parte da tríade de sintomas de um TDAH-I, esse transtorno é o mais conhecido, pelo fato de ser o que mais incomoda pais e professores, que não conseguem dar jeito naquela criança que não fica quieta pôr nada.
A hiperatividade é um desvio comportamental, caracterizada pela excessiva mudança de atitudes e atividades, o sujeito hiperativo tem dificuldades de se manter quieto para que possa desenvolver atividades comuns do seu dia-a-dia como: fazer refeições à mesa, assistir TV sentado, ficar sentado em sala de aula, escutar uma história, etc.
É importante lembrar que há pessoas que são TDA, mas que não tem a hiperatividade, nem impulsividade como sintoma predominante, muitas são aquelas crianças quietas que parecem viver “no mundo da lua”, sua mente voa, seus pensamentos correm enquanto à sua frente à realidade exige concentração. Nestes casos muitas vezes o diagnóstico só é feito depois de um grave comprometimento na aprendizagem escolar tendo como conseqüência um grande prejuízo emocional.

Dicas para os pais

Procure um profissional habilitado para que seja feito um bom diagnóstico, um neuropediatra ou psiquiatra deve ser consultada, em muitos casos a medicação apropriada se faz necessária.
Estabeleça uma agenda de horários para as atividades de seu filho, ele deve Ter horário para acordar, comer, tomar banho, ver TV, fazer os deveres, brincar, e dormir. Uma rotina fixa contribuirá para que a criança se organize.
É importante a realização de uma atividade física, de preferência não competitiva, assim entre outros ganhos haverá gasto de energia.
Tenham momentos de atividades em família, contarem pequenas histórias, brincarem com algum jogo, atividades que possibilitem o sentar junto, o falar e o ouvir.
Quando for fazer os deveres, procure um lugar tranqüilo, sem TV, sem música. Os brinquedos e objetos que não fazem parte da atividade devem ser guardados.
Quando for pedir algo, ou der uma ordem, faça de maneira clara, se necessário divida a tarefa, certifique se a criança entendeu.
Nunca chame seu filho de “malandro”, “preguiçoso”, “burro”, pelo contrário elogie suas conquistas, valorize pequenos passos. Palavras duras e gritos só prejudicarão o desenvolvimento e aprendizagem dele.
Estabeleça limites e regras claras, seu filho deve saber o que pode e o que não pode fazer.
Seu filho deve estar sempre em companhia de um responsável, atravessar ruas, andar de bicicleta e outras atividades deve ser supervisionada, a criança TDA distrai-se facilmente podendo assim se envolver em acidentes graves.
Se interesse pelo desenvolvimento escolar de seu filho, vá à escola, converse com a professora, procure saber em que ela pode ajudar para melhor aprendizagem da criança.
Demonstre seu amor pôr ele, diga que ele é importante pelo que ele é e não pelo que ele faz. Carinho e conforto em uma relação de confiança o ajudarão muito.

Dicas para os professores

Não rotule, certifique-se com a família sobre o diagnóstico.
Procure conversar com os profissionais que atendem seu aluno, com todos os envolvidos no processo falando a mesma linguagem, será mais fácil auxiliar está criança.
Coloque a criança sempre próxima a você, se possível longe de janelas e portas. As carteiras dispostas em circulo facilitam a visualização da turma.
Construa com a turma regras claras do funcionamento da classe, deixe-as expostas.
Comece a aula expondo a rotina do dia, fale do seu plano de aula, se necessário faça por escrito.
Use recursos audiovisuais quando possível. Vídeos, retroprojetores, computadores.
Busque assuntos de interesse da turma e os atuais que estão sendo vinculados na mídia.
Trabalhe música teatro, parlendas, histórias da comunidade e da realidade seus alunos.
Se utilize do concreto, de imagens, de gravuras, faça perguntas, promova a participação em sala de aula.
Faça intervalos para alongamento, idas ao banheiro, tomar água. Cante com seus alunos. Ficar muito tempo sentado é torturante para um TDAH.
Faça atividades curtas, que exijam pouco tempo para serem realizadas. Aumente gradativamente este tempo conforme o progresso da criança.
Mande deveres que a criança consiga realizar sozinha, ou com pouca interferência dos pais. Procure atividades que estejam dentro das possibilidades e limites dela, não sendo motivo de tortura para pais e filhos.
Estimule a atividade em grupo, sempre trabalhando o respeito as diferenças.
Nunca exponha os erros e dificuldades da criança, gritos para chamar a atenção só pioram as coisas.
Elogie sempre, recompense com bilhetes, cartões os pequenos progressos.
Não faça da agenda escolar um diário de reclamações, chame os pais para conversarem, quando possível. Bilhetes de reclamação constantes tiram à confiança e baixam a auto-estima da criança.
Crie um vínculo de afeto e confiança com seus alunos.
Leia, estude, busque orientação e ajuda quando necessário, esclareça suas dúvidas. Estando bem informada você terá maior segurança para trabalhar junto aos seus alunos.
Nunca esqueça seu aluno com TDAH, tem inteligência normal ou até superior, ele só tem um funcionamento diferente, busque com ele a melhor maneira de promoverem sua aprendizagem. Ambos só têm a ganhar.

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