quinta-feira, 25 de março de 2010

Défict de Atenção com ou sem Hiperatividade

Um número significativo de crianças sofre da Síndrome de Déficit de Atenção e Hiperatividade (SDAH).

Trata-se de uma desordem muito mais comum nos rapazes do que nas moças: 80% a 90% dos casos diagnosticados são de rapazes.

A situação torna-se preocupante quando estas crianças começam a freqüentar a escola, podendo o seu comportamento comprometer o desempenho escolar.

As crianças hiperativas manifestam alguns sintomas de falta de atenção que é possível identificar:

• Apresentam dificuldade em manter a atenção ao executar tarefas ou atividades;
• Evitam as tarefas que requerem esforço mental persistente;
• Distraem-se facilmente com estímulos irrelevantes;
• Não tomam atenção suficiente aos pormenores ou cometem erros por descuido nas tarefas escolares, no trabalho ou noutras atividades lúdicas;
• Parecem não ouvir quando se lhes dirigem diretamente;
• Perdem objetos necessários a tarefas ou atividades que terão de realizar.
Eis alguns sintomas de hiperatividade - impulsividade observáveis nas crianças:
• Mexem permanentemente os pés;
• Levanta-se na sala em situações em que se espera que estejam sentadas;
• Correm e saltam excessivamente em situações inapropriadas;
• Apresentam dificuldade em se envolver numa atividades de forma tranqüila;
• Falam em excesso;
• Respondem antes da pergunta ser completada;
• Apresentam dificuldade em esperar pela sua vez.

No entanto, para se concluir a presença da SDAH é fundamental que os sintomas persistam por mais de seis meses e se tenham iniciado antes dos sete anos.

O educador deve estabelecer regras precisas e conseqüências claras e não deve utilizar uma linguagem de confronto, de modo a evitar comportamentos inadequados. Deve também alternar atividades paradas com atividades mais ativas, ajustando o ritmo.

Encorajar a criança a desenhar pode ser uma forma de ajudar a lembrar determinado assunto abordado.

Contar uma história é também uma forma eficaz de captar a atenção, visto que todas as crianças gostam de ouvir histórias, especialmente histórias pessoais.

Para as crianças hiperativas, é importante que o estabelecer e realizar tarefas de forma rotineira.

OS PAIS E A ESCOLA

A escola, ao contrário do que muitos pais pensam, não é "aquele lugar" onde as crianças passam os dias, com a obrigação de aprender alguma coisa e onde os professores têm todas as responsabilidades.

A escola faz parte do quotidiano familiar da criança e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem.

Pode-se dizer que a escola é um prolongamento do lar, onde o aluno se socializa com os outros e partilha a sua rotina pessoal. Assim, a colaboração dos pais com os professores ajuda a resolver muitos dos problemas escolares dos filhos.

O conhecimento do que se passa na escola, quais os seus princípios educativos e quem são os professores, capacita os pais a participarem mais activamente na vida escolar do seu filho. É necessária, então, uma interacção contínua entre todas as partes envolvidas.

Para os pais, participar na escola não deve ser só "receber informações". É preciso que façam sugestões e tomem algumas decisões em conjunto com os professores.

Aliás, os professores e pais não se devem ver como inimigos. São ambos um complemento importante na educação das crianças.

Infelizmente, muitas vezes, as causas da abstenção dos pais na vida escolar dos filhos passa pelos seus rígidos horários de trabalho. Acompanhar o percurso escolar da criança, neste aspecto, torna-se bastante difícil, principalmente quando se está cansado e com falta de paciência.

Desta forma, e uma vez que pode não ser possível participar mais activamente, o ideal é que os pais participem, pelo menos, nas reuniões trimestrais com o professor/director de turma. Nelas terão oportunidade de se certificar do trabalho escolar que tem sido desenvolvido e receber esclarecimentos.
Sempre que possível, será útil para o bom desenvolvimento escolar da criança o envolvimento dos pais também nos seguintes aspectos:

Pais e Escola
• comparecer na Escola sempre que pedido ou por iniciativa própria;
• participar activamente e cooperar em actividades extracurriculares;
• incentivar a criança a usar a Biblioteca da escola, se existir.

Pais, Filhos e Escola
• incutir nas crianças/alunos a compreensão nítida da necessidade de respeito pelo trabalho, o horário, os professores e as exigências disciplinares da Escola;
• incentivar a criança a participar nas actividades promovidas pela Escola.

Em Casa
• proporcionar um local adequado em casa para que a criança possa estudar e fazer os trabalhos de casa;
• respeitar algum silêncio quando a criança estiver a fazer os trabalhos de casa, para que seja um momento de concentração que pemita uma melhor apreensão dos conteúdos das aulas.
• estabelecer, em acordo com a criança, um horário para a realização dos trabalhos escolares.

Em Geral
• procurar criar o hábito de ser assídua e pontual às aulas;
• atribuir pequenas responsabilidades, ajudando a criança a organizar-se nas actividades escolares para torná-la mais independente e segura de si;
• mostrar interesse em tudo o que a criança realiza, incentivando-a nas pesquisas e esclarecendo dúvidas, sem, no entanto, fazer os trabalhos por ela;
• favorecer o seu desenvolvimento de acordo com sua capacidade, não fazendo comparações com os colegas, mas estimulando-a a superar-se;
• ser optimista perante a vida em geral, criando um ambiente positivo.
Acima de tudo, lembre-se que a escola é também um local de trabalho. É preciso que as crianças tirem o máximo partido do tempo que passam com os colegas e professores e que o façam de uma forma responsável e sentindo que têm todo o apoio que os pais lhes podem dar.

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