sexta-feira, 30 de abril de 2010

Conhece a Ti mesmo!

“O conhecimento é a base da própria vida. A sabedoria abre caminhos novos para que possamos sentir e mesmo desfrutar da felicidade. Não poderá existir civilização sem que a inteligência ocupe algum lugar na pauta do conforto. Não pode existir progresso sem a intervenção da sabedoria. Entretanto ela se divide em duas forças altamente dignas,com duas dinâmicas opostas: o conhecimento exterior e o auto-conhecimento.
A sapiência externa nos faz investir á procura de valores até certo ponto perecíveis, mas necessário ao nosso equilíbrio. Passamos por perigos inúmeros,sujeito ás investidas do orgulho, em sintonia com o egoísmo e sob o domínio da vaidade. Entrementes,se vencermos essas condições na altura em que elas se nos apresentam,sairemos livres,para nossos conhecimentos,que podemos crer,serão a maior verdade,que é o conhecimento de nós mesmos,é o estudo do universo interno,aprofundando-nos dentro dele como se fora o nosso próprio mundo.Este conhecimento se chama SABEDORIA AMOR.
Há quem diga que o amor não é sabedoria.Está completamente enganado.Quem ama nas linhas ensinadas por Nosso Senhor Jesus Cristo é um verdadeiro sábio.Ao conhecermos as nossas deficiências,abrimos portas de luz nas esferas da consciência,de sorte a nos enriquecermos em todos os rumos,dos valores eternos, de talentos que Deus depositou em nossos corações, para a garantia de nós mesmos .
As religiões de todo o mundo e a filosofia que medra em toda a terra têm a missão sagrada de indicar ás criaturas os arcanos da sabedoria interna,que é a verdadeira senda de iluminação. Aquele que já conhece a si mesmo dispensa certos acessórios que pesam muito sobre os ombros e que exigem tempo precioso na sua conservação. O sábio interno nasce de novo , é um novo homem que surge de dentro do homem velho.
Todo movimento que se preocupa com as coisas externas das criaturas pode fazer muito em favor das almas em sofrimento,não resta dúvidas.Entretanto quando encontramos quem nos ajuda a trabalhar dentro de nós,a descobrir os nossos tesouros,esse é o caminho ensinado por Cristo,que nos liberta definitivamente.Quem conhece a si mesmo tem mais facilidade em conhecer as lições externas e as propriedades que lhe sustentam a vida.
Deus está no centro de todos nós, esperando,como pai,os nossos apelos nascidos da vontade. Cristo pega em nossas mãos para nos mostrar os caminhos abertos pela caridade. O céu está mais próximo de nós do que pensamos: reside dentro de nós mesmos,executar as cirurgias indispensáveis em todas as áreas da nossa conduta,dominar os nossos impulsos inferiores e discipliná-los transformando-os em instrumento de trabalho e de paz,para que surja o amor no centro dos sentimentos e juntos a ele,a tranqüilidade imperturbável em todos os caminhos que devemos trilhar.
"QUEM CONHECE A SI MESMO, JÁ NÃO TEM TEMPO D CRITICAR QUALQUER PESSOA.”

Nenhum comentário: