APRENDIZAGEM
Necessita da integridade das funções do sistema nervoso central (armazenamento, integração, formulação e regulação) e funções do sistema nervoso periférico.
a) integração auditiva - atividade perceptiva da informação sonora, que é transmitida para a análise e decodificação cortical.
b) memória e memorização - capacidade que assegura a aprendizagem da língua, estocagem de informações, repertório do léxico.
c) atividade práxica - movimentos precisos ou não, operações de escolha, aproximações, hipóteses, de onde surge o plano motriz a realizar.
Alterações da Aprendizagem
Audição ,Visão , SNC
• Funcionamento glandular - falta de concentração, sonolência, “lacunas”, hipotireoidismo crônico.
• Alimentação - déficit alimentar crônico produz distrofia generalizada.
• Abrigo e conforto para o Sono - repouso para aproveitamento das experiências.
2 - Fator genético -
• O potencial de aprendizagem também é herdado, a contribuição da genética é indispensável, chega a ser mais relevante que o envolvimento sócio-cultural.
3 - Fatores Psicógenos -
• Na história prévia ao ingresso na escola, revela sinais de neurose infantil ( pavor noturno, enurese, agressividade) .
• Os problemas surgem como reação secundária a seus problemas de rendimento escolar.
• Atitude depressiva diante das dificuldades, tristeza e culpa, diante do temor de viver novo fracasso retira-se e recusa a competir.
Psicoses infantis -
• Autismo, indiferença à linguagem dos outros;
• Outras psicoses organizam linguagem abundante e atrapalhada, mundo imaginário estranho, assustador, pobreza da organização psíquica, mistura de banalidades, neologismos, bizarrias, consoantes estranhas pobreza do léxico e das formas gramaticais.
4 - Fatores pedagógicos -
• Condições metodológicas inadequadas:
• Ênfase demasiada no aspecto fonético, produz uma leitura excessivamente analítica que limita a compreensão e a velocidade da leitura.
• Método monótono, difícil e descuida os interesse infantis, seleção do vocabulário e dos temas.
• Professor pouco flexível na aplicação do método, desconsideração das diferenças individuais das crianças.
• Falta de estímulo nas habilidades que são pré-requisitos para etapas seguintes da aprendizagem.
• Atitude agressiva e pejorativa diante dos superiores e iguais, revela rechaço, negativismo, franca hostilidade com o professor e colegas mais adiantados.
• Atitude de negação e antipatia pelas atividades que causam decepção e frustração, afastamento da realidade e pela excessiva satisfação na fantasia, seja pela fixação com a parada de crescimento na criança.
5 - Fatores sócio-culturais
• Condições habitacionais, sanitárias e de higiene desfavoráveis,
• Privação lúdica e psicomotora, ambiente repressivo,
• Desemprego, insegurança econômica crônica, analfabetismo dos pais, zonas suburbanas e rurais,
• Relações inter-familiares desfavoráveis, grupos sociais muito numerosos, modelos lingüísticos pobres, baixas expectativas culturais,
“Dificuldade de aprendizagem ( DA) é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio matemático.”
Se caracterizam pela impossibilidade ou dificuldade momentânea para a aprendizagem, por motivos internos ou externos que, quando resolvidos, deixam de obstacularizar ou impedir o aprendizado. Ex.. doença momentânea, morte de um ente querido, mudança de escola, de cidade, etc..
Transtornos de Aprendizagem
Funcionamento acadêmico abaixo do esperado para a idade cronológica, nível de inteligência e na educação apropriada para a idade.
Interferem significativamente no rendimento escolar ou nas atividades de vida diária que exigem habilidades de leitura e escrita ou matemática.
DSM- IV
• Alerta, que em relação à idade, determinadas dificuldades podem ser normais, mas se persistem, acabam saindo da normalidade. Portanto faz referência ao rendimento acadêmico em idade escolar, sendo essa dificuldade mais pronunciada se o desenvolvimento de linguagem é o implicado.
• Sugere como fator pré-dispositivo algum dano perinatal, também é relativamente habitual observar relações entre os transtornos de linguagem, seja expressivo ou receptivo e os transtornos de leitura, escrita e cálculo podendo ainda estar agregado aos transtornos de conduta.
Terminologia Atual
Transtornos da Conduta
Transtornos Desafiador de Oposição;
Retardo Mental.
Transtornos específicos da aprendizagem
segundo DSM-IV
Transtornos invasivos do desenvolvimento
Autista, Rett, Asperger, outras sem especificação.
Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade
- Tipo predominantemente desatento,
- Predominantemente Hiperativo-Impulsivo,
- Combinado;
Transtornos específicos da aprendizagem
segundo DSM-IV
Transtornos da comunicação, incluem:
Da linguagem expressiva;
Misto da linguagem: receptivo- expressiva, fonológico, disfemia ( gagueira) e outros sem especificação
Transtornos específicos da aprendizagem
segundo DSM-IV
Evolução das perturbações da linguagem
Comunicação oral -
• Pobreza do léxico, formas sintáticas rígidas, perturbações articulatórias, em geral difícil de distinguir as inabilidades que são seqüelas de perturbações da linguagem e as que são variantes orais de uma fala relaxada ou popular.
• Atraso no desenvolvimento de linguagem - transtorno cognitivo, impedindo uso adequado do léxico, da semântica e da sintaxe, incapacidade de expressar idéias por meio de palavras.
• Disfasia infantil - desestruturação da linguagem e da fala, origem neurológica.
Principais Disfunções
• Alexia - incapacidade total para ler
• Agrafia - incapacidade total para escrever
• Acalculia - incapacidade para compreender o mecanismo do cálculo
Principais Disfunções
• Afasia infantil -Falhas na expressão e compreensão, transtorno na estruturação da linguagem decorrente de distúrbios no funcionamento cerebral. (Spinelli- 1983)
• Agnosias - desordens de recepção
• Apraxias e Dispraxias- de ordem motora
Principais Disfunções
Disfemia - Gagueira
Pode aparecer durante o desenvolvimento da fala, sendo episódica em situações de insegurança, cansaço, de contrariedade maior, situações de stress emocional, entrada ou mudança de escola, viagem, nascimento de um irmão, hospitalização...
Dislalias - transtorno da fala, sem que haja lesões ou malformações faciais, antes dos 4a 6m fisiológica , após pode ser considerada patológica.
Disartrias - transtorno da fala, secundário à lesão cerebral.Transtorno gnósico - práxico. (Perelló - 1995)
Principais Disfunções
Disgrafia - transtorno na escrita, traçado disforme, margens malfeitas, linhas irregulares, pressão forte ou fraca, ligações inexistentes, letras angulosas.
• Disortografia - confusão na escrita, no uso das letras, b/d, p/q, e/a, b/h, f/v, p/b, na/a, en/e, casa/caza, azar/asar, exame/ezame, caixa/caxa, pipoca/picoca.
Principais Disfunções
• Discaligrafia - escrita ilegível, em espelho
• Dissintaxe - não coordena a sintaxe
• Dificuldade na evolução do desenho
• Erro na sintaxe - uso incorreto dos verbos e pronomes, terminações incorretas das palavras, falta de pontuação. (Myklebust - 1983)
Nenhum comentário:
Postar um comentário